Em uma virada histórica, a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou pela primeira vez o índice de aprovação, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27).
O levantamento mostra que 49% dos brasileiros desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 47% aprovam, uma queda significativa em relação à pesquisa de dezembro, quando a aprovação estava em 52%.
A pesquisa, realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, entrevistou 4,5 mil eleitores em todo o Brasil, com margem de erro de 1 ponto percentual. O diretor da Quaest, Felipe Nunes, atribui a queda na popularidade principalmente à percepção dos eleitores sobre o não cumprimento das promessas de campanha e à condução da economia.
Principais pontos da pesquisa:
Avaliação Geral
31% avaliam o governo como positivo (queda de 2 pontos)
37% consideram negativo (aumento de 6 pontos)
28% avaliam como regular (queda de 6 pontos)
Impacto Regional
Nordeste: Maior aprovação (60%), mas com queda expressiva de 7 pontos
Sul: Maior rejeição (59%), com aumento de 7 pontos
Sudeste: 53% de rejeição, mantendo-se estável
Fatores Críticos
65% acreditam que Lula não está cumprindo promessas de campanha
66% consideram que o governo errou na condução da polêmica do PIX
50% acham que o país está indo na direção errada
Análise dos resultados
A queda na popularidade é especialmente preocupante no Nordeste, tradicional reduto eleitoral do PT, e entre as camadas mais pobres da população. Entre os que ganham até dois salários mínimos, a aprovação caiu de 63% para 56%.
O episódio da fake news sobre a taxação do PIX teve um impacto significativo na avaliação do governo, com dois terços dos entrevistados criticando a forma como a situação foi conduzida. Além disso, a pesquisa revela que a violência (26%) e as questões sociais (23%) são as principais preocupações dos brasileiros atualmente.
Perspectivas
Segundo especialistas consultados pela CNN Brasil, a tendência de queda na popularidade pode se agravar caso o governo não consiga melhorar a percepção da população sobre a economia e o cumprimento das promessas de campanha. A gestão da comunicação governamental, especialmente em crises como a do PIX, também tem se mostrado um ponto crítico que precisa ser aprimorado.
Fonte: Painel Político
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