Com objetivo de inserir mais políticas públicas de promoção dos direitos humanos em Rondônia, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) esteve nesta segunda-feira (02) reunida com a Ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves em Brasília (DF).
"Solicitamos da ministra que possamos evoluir na construção da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho e Ji-Paraná. Também falei com ela sobre a necessidade de avançar com programas de governo que possam assegurar proteção das mulheres contra o feminicídio. E lhe convidamos para uma visita em Rondônia, onde iremos tratar das ações de prevenção às mulheres", disse Cláudia de Jesus.
A cada dez minutos, uma mulher é assassinada pelo parceiro ou algum parente no mundo, segundo a Nações Unidas (ONU). Em Rondônia os índices de feminicídio são maiores, o estado lidera as estatísticas por assassinato intencional com motivação relacionada ao gênero.
A deputada atua na Assembleia Legislativa junto ao governo estadual e federal na busca de medidas que possam reduzir a criminalidade contra mulheres em todo estado. Já apresentou projetos de lei, fez indicações e requerimentos solicitando providências eficientes. Com emendas parlamentares tem investido em todo estado em estruturas de saúde, por exemplo. Além disso, articula uma rede de apoio com movimentos sociais.
A Casa da Mulher Brasileira em Ji-Paraná vai beneficiar a região central com apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. Também é possível contar com serviços de delegacia, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública na mesma estrutura. Porto Velho deverá ter a mesma rede de apoio.
Texto: Francisco Costa | Assessoria parlamentar
Foto: Divulgação
0 Comentários