A médica Kátia Campos, de Rio Branco, Acre, usou suas redes sociais para fazer um alerta preocupante sobre o aumento dos casos de Covid-19 na região. Após sair de um plantão em um hospital privado, ela relatou estar alarmada com a quantidade de pacientes testando positivo para o que acredita ser uma nova cepa do vírus SARS-CoV-2, causador da doença.
“Vamos ficar atentos à imunização. Muitos pacientes têm apenas duas doses da vacina contra a Covid. A imunização é muito importante”, destacou.
Kátia descreveu os principais sintomas apresentados pelos pacientes, como náuseas, diarreia, dores de cabeça intensas e febre, especialmente entre jovens. Segundo ela, esses sintomas iniciais podem ser seguidos por problemas respiratórios.
“Mais de 90% dos pacientes atendidos hoje testaram positivo para a Covid-19”, afirmou.
A médica reforçou a necessidade do uso de máscaras, especialmente em locais fechados e aglomerações, e a importância de manter a vacinação em dia para evitar quadros graves, principalmente entre idosos.
Cenário preocupante no estado
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) indicam que o estado já registrou 3.123 casos confirmados de Covid-19 em 2024. Embora o número de óbitos tenha diminuído em relação a 2023 (39 mortes no ano passado contra 14 neste ano), a lotação em unidades públicas de saúde, como UPAs e o Pronto Socorro de Rio Branco, preocupa.
Segundo a médica, o aumento de casos pode estar relacionado às aglomerações, especialmente com as festividades de fim de ano. “Pacientes chegando de viagem, tudo positivando. É um volume imenso. Cuidado com essas aglomerações. Fica o alerta: vamos usar máscara”, concluiu Kátia Campos.
Com informações de AC-24 horas.
Por Emerson Barbosa
0 Comentários