Modelo ICON e DWD prevê instabilidade no tempo por conta da frente fria no Sul

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Modelo ICON e DWD prevê instabilidade no tempo por conta da frente fria no Sul


É calor, incêndios, fumaça. É seca tremenda. A chuva já não surge com regularidade. Em matéria de comportamento climático, a Amazônia já tirou nota dez. Os tempos mudaram. O aquecimento global, com ênfase na destruição do bioma pelo próprio brasileiro, tem tornado as coisas mais imprevisíveis no país de clima tropical. É o caso desta semana, em que a previsão do tempo pontua efeitos praticamente neutros na temperatura.

Com base nos mapas climáticos ICON e DWD, serviço de meteorologia alemão, as chuvas começam a ser pontuadas com alternância. Os padrões de mudança do clima são previstos para os dias 18, 19 e 20. São dias em que as chuvas deverão ocorrer com frequência no Sul do país, em virtude da frente fria.


Ainda é grande a concentração de fumaça que sai desses estados, principalmente do Amazonas, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Pará. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a fumaça que tem contaminado metade do Brasil tem origem em 20 municípios localizados nesses estados. Os incêndios criminosos na Bolívia também contribuem para o aumento do problema aqui no Brasil. Em relação ao tempo chuvoso, o satélite Goes-16 vem pontuando Porto Velho [RO] dentro da ocorrência de pancadas de chuvas isoladas nesta segunda-feira [16].


Por Emerson Barbosa - ƒ

Postar um comentário

0 Comentários