A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu na manhã desta segunda-feira (12) a abertura do V Simpósio do Grupo de Pesquisa de Práticas Discursivas da Amazônia (PDA) no auditório Deputado Amizael Gomes da Silva, na Casa de Leis. Com o tema “Ensino, Formação de Professores e Leitura - contextos e cenários na prática “, o evento é promovido pelo grupos PDA - Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GP Lin-Unifal/MG) e Grupo de Pesquisa Discurso, Sujeito e Sociedade (GP DSS-Unicap/PE).
O evento tem o objetivo de assegurar oportunidades aos estudantes, estudiosos, pesquisadores, professores, técnicos e profissionais liberais, do setor público e privado, promovendo um espaço de interação com debates práticos e conhecimentos a partir da revolução social e humanística.
Para o reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa, é essencial a troca de conhecimentos entre as instituições para estimular os estudantes rondonienses. "Agradeço o esforço de toda equipe de PDA para a organização deste maravilhoso evento do campus do Ifro Cacoal em Porto Velho. Nós colocamos em evidência a nossa Amazônia no âmbito nacional", frisou.
Para a pró-reitora de Extensão (PROEX), Marcela Regina, a participação dos alunos do Instituto Estadual Carmela Dutra abrilhantou a abertura do evento. "É uma alegria contar com a participação de inúmeros alunos, que sairão deste simpósio com mais experiência porque conhecimento sempre é bem-vindo", afirmou.
A professora do Instituto Estadual Carmela Dutra, Ionira Melo da Silva, valorizou o espaço promovido pelas instituições educacionais na promoção do conhecimento. "É um evento que tem o propósito de estimular a produção de conhecimento literário. É uma honra nossa cidade de Porto Velho estar recepcionando este simpósio que tem o foco de estreitar o elo entre a escola pública e o Ifro além de estimular a contribuição do Instituto para Rondônia”, acrescentou.
De acordo com o pesquisador da Fiocruz Rondônia, Andreimar Martins, a ciência precisa atuar como um agente de transformação social. "A ciência e a educação devem transformar nossa sociedade para que possamos contribuir juntos para o futuro melhor. A ciência é transformadora e tem o objetivo de aproximar a academia para que transforme e rompa os muros e se aproxime do social", disse.
A professora do GP PDA, Ingrid Letícia Menezes Barbosa, ressaltou a importância do simpósio para a troca de conhecimentos. "Simpósio tem laços históricos e estou feliz de estar presente juntamente com os demais participantes deste evento. A partir do trabalho que realizávamos em sala de aula, chegamos a este simpósio grandioso, ressaltando sua importância e as práticas na promoção da ciência e da educação", celebrou.
O professor do GP PDA do Ifro campus Cacoal, Davys Negreiros, citou a importância da valorização do trabalho dos parlamentares em oportunizar a abertura do evento na Assembleia Legislativa. “Quero agradecer o presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), assim como os deputados estaduais Cirone Deiró (União Brasil) e Cássio Gois (PSD) além dos estudantes da escola Carmela Dutra por proporcionarem um ambiente para a difusão do conhecimento. Iniciarmos este evento em nossa capital em sua quinta edição é uma grande marca para o nosso simpósio”, afirmou.
Já para o diretor do Ifro Campus Cacoal, Adilson Miranda de Almeida, destacou o apoio dos deputados estaduais Cássio Gois e Cirone Deiró. “É um simpósio tão significativo e em especial para o desenvolvimento social. É um momento de diálogo, reflexão e inspiração para o desenvolvimento da nossa educação brasileira para os próximos anos", encerrou.
Para cada dia do evento, cada participante contribuirá com 1 kg de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão doados para a instituição filantrópica Semente de Luz, em Cacoal.
O evento itinerante ainda conta com a seguinte programação: no Ainda Fibiger de Oliveira (CEEJA - Cacoal) nesta terça-feira (13); no Centro Cultural Wagôh Pakob Suruí (Cacoal) na quarta-feira (14); no Centec Abaitará (Pimenta Bueno) na quinta-feira (15); e será encerrado no campus do Ifro em Cacoal na sexta-feira (16).
O evento conta com a parceria dos seguintes parceiros: a Ufam (Universidade Federal do Amazonas), UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Unir (Universidade Federal de Rondônia), Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), Projeto Geo Rondônia, Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Sicoob Credip/Cacoal (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil), Jornal dos Bairros, Hotel Darcisbel, Expresso Batista, Editora CRV, entre outras instituições das regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
0 Comentários