A cerimônia de abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas reuniu autoridades estaduais e representantes da sociedade civil
Com o tema “Educar é prevenir: o caminho para um futuro sem drogas”, o Governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), deu início à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, na manhã desta segunda-feira (24). A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) e contou com a presença de autoridades estaduais e representantes da sociedade civil. A semana de ações, que se estende até o dia 28, é uma iniciativa em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado anualmente em 26 de junho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esta semana é uma oportunidade para conscientizar a população e promover debate entre os poderes públicos e a sociedade sobre os malefícios que as drogas, lícitas e ilícitas, causam ao ser humano.
Segundo o presidente do Conepod, David Inácio, o objetivo é informar, prevenir e oferecer suporte àqueles que mais precisam. Durante toda esta semana serão realizadas palestras, debates, campanhas de sensibilização e ações comunitárias. “O objetivo é engajar a população e fomentar discussões que contribuam à redução do consumo de drogas e para a criação de políticas públicas eficazes. A iniciativa também visa fortalecer a rede de apoio existente, proporcionando capacitação para profissionais da saúde, assistência social e segurança pública, além de promover a integração entre diferentes setores que atuam na prevenção e no combate às drogas”, explicou.
Com a hashtag #useacabeçanãousedrogas, a campanha busca ampliar, ainda, o alcance das mensagens de prevenção nas redes sociais, envolvendo jovens e adultos na luta contra o uso de substâncias nocivas.
O Conepod conta com o apoio de parceiros e entidades na execução das atividades como: Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Federal (PF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO).
Fonte
Texto: Suelen Viana
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários