RO é Agro: calcário potencializa produção agrícola em Ji-Paraná

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

RO é Agro: calcário potencializa produção agrícola em Ji-Paraná

 24


Distribuição do produto tem contribuído com o cultivo na região da Linha 12

Porto Velho, RO - Corrigir a acidez do solo essa é uma das tarefas desempenhadas pelo produtor rural na região da Linha 12, no Setor Itapirema, em Ji-Paraná. E esse trabalho foi possível por meio da distribuição de calcário ensacado promovida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) em um trabalho em conjunto com o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB).

O calcário tem o papel de corrigir a acidez do solo e a fertilidade nas plantações com o intuito de impulsionar a produção agrícola na região. O produto ainda fornece nutrientes como cálcio e magnésio, que fortalecem o crescimento saudável das culturas.


Setor Itapirema conta com distribuição de calcário para as propriedades rurais (Foto: Rafael Oliveira)

O produto de destaque na linha 12 é o milho, o qual é utilizado na forma de silagem para manutenção do gado da região no período da seca numa região que chega a produzir 250 litros de leite por dia.

O produtor rural José Maria Apolinário destacou o apoio parlamentar que contribui com o cultivo de culturas na região. “O produtor da região foi beneficiado com a entrega do calcário e o resultado tem sido assegurado a na colheita. Temos contado com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e da vereadora Juscelia (Dallapicola) que recebem nossas demandas e fazem pedido ao deputado estadual Marcelo Cruz para que ele possa fazer esse investimento”, afirmou.


Produção agrícola tem sido intensificada no Setor Itapirema (Foto: Rafael Oliveira)

Com a chegada do calcário, os investimentos podem ser intensificados em outras demandas na área rural. “Nossa fonte de renda é o leite e a roça chega para ajudar na manutenção do gado no período da seca. Agora, estamos trabalhando para poder chegar a 500 litros por dia e com os recursos realizados já temos inclusive o projeto futuro de implantar a cultura do cacau na região”, frisou.

José Maria Apolinário se sente feliz por contribuir com a produção alimentícia em Rondônia. “Me orgulho por fazer parte das pessoas que produzem alimento e na roça temos trabalhado para garantir que o produto não falte na mesa da população. É importante ressaltar que sem alimento não há vida”, encerrou.


Produtor rural demonstra gratidão pelo trabalho exercido pelos deputados estaduais (Foto: Rafael Oliveira)

RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL

No período de 20 a 25 de maio, o estado se prepara para receber o Brasil e o mundo na 11ª Rondônia Rural Show Internacional no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a feira do agronegócio rondoniense é realizada pelo Governo do Estado, e a cada edição apresenta evolução, chegando a alcançar mais de R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica, em 2023, se consolidando como o maior segmento do agronegócio, do Norte do Brasil.

ALERO NA RONDÔNIA RURAL SHOW

A cidade de Ji-Paraná recebe no próximo dia 23 de maio (quinta-feira) a sessão itinerante extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A decisão foi confirmada no último dia 10 de abril (quarta-feira) por meio do Projeto de Resolução 577/2024, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional.

SÉRIE "RO É AGRO"

As matérias da série "RO é Agro" serão veiculadas no Portal da Alero, pelo canal da TV Assembleia, 7.2, e ainda pelo canal no YouTube. Os vídeos produzidos também serão disponibilizados no estande da Casa de Leis, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional.

Fonte: ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários