Para reforçar a importância da higienização das mãos, como ato preventivo de infecções, o Governo de Rondônia promoverá entre os dias 6 e 10 de maio, o 2º Workshop Itinerante de Segurança do Paciente, que percorrerá os hospitais da rede pública estadual. De iniciativa da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o worshop itinerante é voltado às equipes assistenciais multiprofissionais dos hospitais públicos, e terá como tema “Higienizar as Mãos Salva Vidas”.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o gesto simples e prático, e que já tem sua eficácia comprovada, é fundamental para evitar a propagação de infecções. A higienização das mãos é focada na segurança do paciente, em todos os níveis do sistema de saúde”, destacou.
O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, reforçou como o ato é essencial para evitar a disseminação de infecções hospitalares. “Pessoas internadas ou submetidas a procedimentos cirúrgicos, podem ser acometidas por Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Iras), e impedir que os pacientes adquiram esses microrganismos, é o principal desafio, pois infecções hospitalares podem ser prevenidas, através do simples ato de higienizar as mãos, por exemplo”.
PROGRAMAÇÃO
Serão realizadas pela equipe que lidera o Workshop, atividades educativas relacionadas à higienização das mãos, que é a ‘meta 5’, dentro do Protocolo Internacional de Segurança do Paciente.Segunda-feira (6): Hospital e Pronto Socorro João Paulo II;
Terça-feira (7): Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e Hospital de Retaguarda de Rondônia (HRRO);
Quarta-feira (8): Hospital Cemetron e Hospital Santa Marcelina;
Quinta-feira (9): Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD);
Sexta-feira (10): Hospital de Base Ary Pinheiro (HB).
CAMPANHA NACIONAL
Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a campanha “Salve Vidas: Higienize suas mãos”, com início em 5 de maio. O objetivo é manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde.
Texto: Valbran Junior
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários