Vladimir Putin, presidente da Rússia, presenteou Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, com uma luxuosa limusine Aurus russa. A informação foi confirmada nessa terça-feira pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Presente originado de visita à Rússia
A decisão foi fruto de uma visita que o líder norte-coreano fez à Rússia em setembro de 2023, quando Putin mostrou a Kim uma das limusines blindadas que usa para deslocamentos. Durante o passeio no cosmodromo Vostochny, Kim aparentou gostar do veículo. “Quando o líder da Coréia do Norte estava no cosmodroma Vostochny, ele olhou para este carro, Putin mostrou a ele pessoalmente, e como muitas pessoas, Kim gostou deste carro,” disse Peskov.
Estreitar laços com nações hostis aos EUA
A Rússia tem fortalecido as relações com a Coréia do Norte e outros países hostis aos Estados Unidos, como o Irã, desde o início da guerra com a Ucrânia – relações que são fonte de preocupação para o Ocidente. Os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de fornecer à Rússia munições de artilharia e mísseis usados na Ucrânia. Moscou e Pyongyang negam as acusações dos EUA, mas no ano passado prometeram aprofundar as relações militares.
Recepção do presente na Coreia do Norte
A limusine russa foi entregue aos principais assistentes de Kim pelo lado russo em 18 de fevereiro, disse a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA. Segundo a agência, Kim agradeceu “cortesmente” a Putin pela lembrança, interpretada como um sinal claro das relações pessoais especiais entre os dois líderes.
Reação da Coreia do Sul
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse que está monitorando de perto a cooperação entre Rússia e Coreia do Norte, instando ambos os países a cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Sob essas resoluções, é proibido o fornecimento, venda ou transferência indireta de todos os veículos de transporte considerados de luxo à Coréia do Norte.
Kim Jong Un e sua predileção por automóveis de luxo
Kim Jong Un é conhecido por ser um apaixonado por automóveis de luxo e possui uma extensa coleção desses veículos, provavelmente contrabandeados. Em seu acervo, estão modelos como várias limusines Mercedes, um Rolls-Royce Phantom e um Lexus SUV, que estão enquadrados como bens de luxo proibidos de serem exportados para a Coréia do Norte pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Ao visitar o cosmodroma Vostochny, Kim chegou dirigindo uma limusine Maybach que havia sido transportada em um trem especial direto de Pyongyang.
Fonte: O Antagonista
0 Comentários