O foco é a conservação ambiental, a ética e a responsabilidade nas operações comerciais
Em meio às discussões que fazem parte da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP28, o Governo de Rondônia participou, no sábado (2), do painel de lançamento do Projeto de Cooperação Bilateral “Transparência e Sustentabilidade nas Cadeias Produtivas na Amazônia” como parte do Plano Amazônia+Sustentável no Estado de Rondônia – Brasil. Durante a apresentação, líderes de estados e especialistas em meio ambiente seguiram direções que se aproximam cada vez mais, para apresentar estratégias que visam garantir a preservação da Região Amazônica.
Estado pode contribuir com informações em relação às políticas estaduais em execução
Neste painel, onde o Estado foi representado pela Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural – Comrar, o foco não é apenas a conservação ambiental, mas também acerca da ética e responsabilidade nas operações comerciais que moldam o destino da Amazônia. As palestras se transformam em plataformas de reflexão e ação, onde a transparência nas cadeias produtivas emerge como um pilar para a sustentabilidade da região, enquanto se delineiam abordagens inovadoras para conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Este projeto tem o compromisso de promover a sustentabilidade e transparência nas cadeias de produção agrícola no bioma Amazônia. , através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam),
O coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa destacou que, o projeto concentra-se em três áreas principais de resultados, fortalecendo as políticas públicas de sustentabilidade e transparência, implementar instrumentos para maior sustentabilidade e impulsionar a comunicação e gestão do conhecimento. “Com a apresentação desse projeto queremos elevar as políticas de sustentabilidade e transparência nas cadeias produtivas do bioma Amazônia; sustentabilidade e a transparência nas cadeias produtivas, com ênfase inicial na região piloto, além de reforçar a comunicação e gestão do conhecimento para facilitar a adoção de instrumentos de sustentabilidade”, ressaltou.
O projeto faz parte do Plano Amazônia+Sustentável (A+S), sendo o estado de Rondônia apoiador da iniciativa e durante a apresentação pode contribuir com informações em relação às políticas estaduais em execução no Estado, e como essas podem contribuir para o projeto e fortalecimento de uma agricultura sustentável na Amazônia.
Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Bruno Leite
Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários