A Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a empresa Samsung Eletrônica da Amazônia firmaram recentemente um convênio para oferta, ainda em 2023, de cursos de capacitação na área de tecnologia. Trata-se do projeto de Formação e Capacitação Tecnológica Nave Tech – RO, que tem como objetivo capacitar pessoas da região para o desenvolvimento de produtos e serviços de inovação tecnológica com incentivo ao empreendedorismo.
Esta iniciativa de transformação digital propõe a capacitação tecnológica de alunos de graduação, profissionais do mercado de trabalho, empreendedores e demais interessados em tecnologias digitais, incluindo alunos dos ensinos fundamental e médio. O objetivo é despertar o espírito criativo dos participantes na busca de novas soluções diferenciadas, inovadoras, replicáveis e rentáveis, com uso de conceitos tecnologicamente avançados no estado de Rondônia.
“O curso será uma oportunidade de abrir as janelas para o desenvolvimento de novas ideias. Portanto, é voltado para aqueles que tiverem interesse em elaborar novos produtos, softwares, startups e outros projetos na área de tecnologia. Ao apresentar sua proposta, o aluno já sairá com orientação de como criar essa startup”, disse o coordenador do projeto, professor Antônio Lemos Régis, do Departamento Acadêmico de Ciências da Computação (DACC) da Unir.
A seleção será feita por meio de edital, previsto para ser lançado ainda em agosto, com oportunidades para acadêmicos da Unir e comunidade em geral. De acordo com o professor Régis, o projeto proporcionará um complemento na formação dos alunos de graduação, além de despertar na comunidade externa o interesse para área e proporcionar um primeiro contato com programação. A iniciativa inclui também a capacitação, pela Samsung, dos professores que atuarão no curso, tanto nas disciplinas teóricas como também no suporte nos laboratórios de atividades práticas.
Laboratório equipado – Para o desenvolvimento das atividades, os alunos terão à disposição um laboratório de informática com equipamentos de ponta, que depois será doado para a Universidade para continuar sendo utilizado em novas pesquisas. O laboratório será instalado no campus Unir de Porto Velho e terá capacidade para atender até 120 pessoas simultaneamente durante os cursos. No local haverá duas salas, cada uma com 30 computadores, além dos equipamentos como impressora 3D e kit arduino, utilizado em projetos de programação e robótica.
Vagas - O convênio, assinado em junho, tem validade de um ano e durante esse período serão realizadas duas turmas com duração de cinco meses cada uma. No total, serão oferecidas 200 vagas para alunos fixos (regulares) e mais 160 vagas para alunos flutuantes (temporários) ao longo de um ano.
Os alunos fixos receberão uma bolsa no valor de 300 reais, como forma de incentivar a participação e permanência no projeto, e irão cursar todas as quatro trilhas do Nave Tech – RO, que correspondem às etapas de formação do curso. Poderão se candidatar a essas vagas os acadêmicos dos cursos de graduação da Unir de qualquer área, bem como de outras instituições de ensino superior de Rondônia.
Já as vagas para alunos flutuantes são destinadas à população em geral, incluindo alunos dos ensinos fundamental e médio, acadêmicos que não forem selecionados para as vagas de alunos fixos e profissionais da área de tecnologia. Neste caso, os alunos flutuantes poderão cursar até 4 trilhas (disciplinas) isoladamente.
Lançamento do edital – A previsão de publicação do edital de seleção para o projeto Nave Tech – RO é na segunda quinzena de agosto. Nele estarão especificadas as vagas para alunos regulares e flutuantes, além das etapas, cronograma e critérios de seleção.
Sobre o curso - O Projeto NaveTech é composto por quatro trilhas, como são chamadas as disciplinas ou módulos do curso, sendo a Trilha 1 – Tecnologia (60 horas); a Trilha 2 – Inovação (40 horas); a Trilha 3 – Empreendedorismo Tech (40 horas); e a Trilha 4 – FabLab (80 horas), totalizando 220 horas aula de atividades teóricas (40%) e práticas (60%). Ao final do curso, o aluno fixo deverá apresentar um projeto de startup, contemplando um produto ou serviço compatível com os objetivos do projeto.
As aulas da primeira turma devem iniciar no dia 1º novembro e ocorrerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 19h, no campus Unir de Porto Velho.
Fonte: Nasa news
0 Comentários