Órgãos meteorológicos já emitiram alerta. A semana vai apresentar o que eles chamam de uma das maiores ondas de calor já registradas no território nacional. Em algumas regiões do Brasil, como na divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul, os termômetros poderão bater facilmente os 45ºC.
É calor de deserto.
O MetSul Meteorologia, aponta o episódio como “excepcional” e diz que irá abraçar todas as regiões apresentando “temperaturas recordes e até mesmo absolutas para o mês de setembro”. As altas temperaturas, estariam ligadas a uma (massa de ar extremamente) quente que vai se espalhar pelo país nos próximos dias.
A região Norte já sente essa pressão do calor desde o início deste mês. A marca dos 40º C poderá movimentar facilmente os termômetros em Rondônia, Amazonas, Tocantins, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Piauí e Maranhão.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a temperatura prevista para estes dias, é algo praticamente insuportável a saúde humana.
Existe a previsão dos termômetros alcançarem 43 e 45ºC. A intensidade do calor é aguardada no final desta semana e início da próxima. Os registros, segundo meteorologistas, poderão apresentar novos recordes. O MetSul traz uma reportagem mostrando os efeitos do fenômeno conhecido por “Bolha de calor” O aquecimento global é apontado como uma das causas.
Por Emerson Barbosa - ƒ
0 Comentários