Rondônia experimentou um blackout completo em todos os seus municípios, iniciando às 7h35 de hoje (15), conforme informações da Energisa, responsável pela distribuição de eletricidade no estado. A interrupção foi causada por um evento no Sistema Interligado Nacional (SIN). Estão em curso conversações com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) visando o restabelecimento da energia.
Em um comunicado, a Energisa afirmou: “Devido a um incidente externo no SIN, o abastecimento de energia foi impactado em várias regiões do país. Como medida de segurança, e seguindo orientações do ONS, houve a suspensão da distribuição de eletricidade em áreas sob nossa concessão. A normalização do serviço está em progresso conforme as autorizações do ONS.”
Em Porto Velho, a capital se deparou com congestionamentos e desordem nas vias principais pela manhã, dada a inoperância dos semáforos.
Pelo menos 10 estados ficaram parcialmente sem energia, sendo eles: Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba, além do Distrito Federal.
Abaixo, leia a nota na íntegra:
“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 (horário de Brasília), da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.”
Por Newsrondonia
0 Comentários