A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão solene, na tarde de segunda-feira(19), para homenagear os envolvidos na assistência às vítimas de acidente automobilístico, ocorrido na BR-364, no Km 615, no dia 28 de fevereiro de 2023.
O proponente da homenagem foi o deputado estadual Pedro Fernandes (PTB), que também presidiu a mesa de trabalhos. Além dele, também compuseram a mesa: Cabo da Polícia Militar, Cassiano Batista da Silva Filho; enfermeira Sandra Pessoa de Oliveira; enfermeira Jaqueline Santos Cavalheiro; técnica em enfermagem Márcia Gomes da Silva; técnico em enfermagem José Aparecido de Lisboa; motorista emergencial Rubens Antônio Sonsine; e motorista emergencial Gilmar Sousa Brasil.
O parlamentar explicou que propôs essa sessão solene como forma de reconhecer o trabalho dos profissionais que participaram do socorro aos acidentados. Ele concedeu a palavra ao cabo Cassiano para que falasse o ocorrido.
“Eu retornava do estado do Paraná, onde tinha ido deixar a minha filha. Foi um dia que atrasou o voo e tive que passar 8 horas no aeroporto em São Paulo. Cheguei em Porto Velho e meu irmão me levou na rodoviária. Cheguei no local do acidente, por volta de 14 horas, e tinha acabado de acontecer. Meu intuito era apenas passar por lá”, disse.
Mas, o extinto de policial falou mais alto e o cabo Cassiano, resolveu ver melhor o que estava ocorrendo e como poderia ajudar. Ele relatou que o caminhão, envolvido na colisão com o carro pequeno, estava atravessado na estrada sem uma das rodas dianteiras, que foi arrancada pelo outro veículo no momento da batida.
“Na pancada o carro da senhora Maria José, que estava envolvido no acidente, furou o tanque de combustível, e o líquido passou a se espalhar ao redor do veículo. Ela se encontrava presa nas carceragens! Eu vi que o abdômen dela estava com coloração diferente, indicando ser uma hemorragia. Então, pedi aos presentes que guardassem os celulares e me ajudassem no socorro dela. Assim foi feito e conseguimos retirá-la”, relatou.
Emoção
Cassiano contou que após, improvisarem uma maca com restos de airbag e foi feito contato com o hospital de Itapoã do Oeste, onde confirmou-se o que ele havia percebido. Ou seja, que a senhora Maria José estava com hemorragia. Ela foi transferida para Porto Velho, onde chegou quase sem vida no Hospital João Paulo II.
“A parte mais comovente de tudo é que ao falar com a minha mãe, ela disse que conhecia a dona Maria há mais de 25 anos. Dona Maria participou de um momento crítico financeiro de nossa família e ajudou minha mãe, quando ela ia me visitar na escola onde estudei de 2000 a 2002. E eu achando que minha viagem estava dando tudo errado quando, na verdade, foi para eu passar no local do acidente e prestar socorro. O médico disse que se demorasse meia-hora, ela teria morrido”, relatou emocionado.
O deputado estadual Pedro Fernandes após ouvir o relato do cabo, que emocionou a todos os presentes, lembrou que o militar fez o dever dele, assim como os outros profissionais que estavam na ocasião. “Quero estender meus cumprimentos a todos os que prestaram socorro a essa emergência. Nesses momentos, a gente vê que são uns anjos que Deus coloca na vida das pessoas. Hoje estamos reunidos aqui e quero expressar a minha admiração aos verdadeiros heróis que protagonizam um ato de coragem e solidariedade exemplar. São exemplos vivos, do que é ser altruísta e arriscar a própria vida para salvar a de outra pessoa”, finalizou.
Texto: Ivanilson Frasão I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
0 Comentários