O conhecimento básico de primeiros socorros, pode mudar o prognóstico das lesões
A importância da prevenção de incidentes domiciliares envolvendo crianças é reforçada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau reforça, com o objetivo de orientar os pais e responsáveis sobre atitudes no cotidiano. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos representam a maior parte dos óbitos entre crianças de 1 a 14 anos.
Os cuidados devem ir mudando de acordo com a faixa etária dos pequenos. Crianças com menor idade, comumente sofrem acidentes domésticos na cozinha, envolvendo panelas, fogo, choques elétricos, engasgos, dentre outros. Com isso, a médica pediatra Raquel Souto enfatiza alguns cuidados que podem minimizar os riscos.
“Alguns cuidados podem ser mantidos para evitar acidentes, tais como: não posicionar móveis como berços e sofás próximos às janelas; deixar produtos de limpeza fora do alcance das crianças; impedir acesso à cozinha enquanto o fogão ou forno estiverem sendo utilizados; fiscalizar sempre o estado de conservação dos brinquedos; e fornecer brinquedos de acordo com a faixa etária”, destacou a médica.
A profissional ressalta também que, o conhecimento básico de primeiros socorros, pode mudar o prognóstico das lesões, “o atendimento rápido e imediato dos acidentes se constitui de procedimentos simples que todo cidadão deveria saber, mas o primeiro passo é levar ao pronto socorro mais próximo”, evidenciou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “as ações do Governo do Estado zela pela saúde de todos. A família deve juntamente aos profissionais de saúde, reforçar seu comprometimento com a prevenção e cuidado do bem-estar das crianças”, ressaltou o governador.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, alerta sobre os cuidados básicos. “É de suma importância a atenção dentro de casa, pois a maioria dos acidentes podem ser evitados. Conscientização e prevenção devem ser prioridade para os agentes públicos, sendo um compromisso dos pais e responsáveis”, afirmou.
Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Italo Ricardo e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários