Solenidade foi proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso.
A Assembleia Legislativa de Rondônia prestou homenagem na manhã desta quarta-feira (8) a todas colaboradoras da Casa de Leis no Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 8 de março. A solenidade foi proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso, presidida pela deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) e foi realizada no auditório Amizael Gomes da Silva.
O evento contou com a participação dos deputados estaduais Cláudia de Jesus (PT), Dra. Taíssa (PSC), Ieda Chaves (União Brasil), Laerte Gomes (PSD) e Luís do Hospital (MDB) além da juíza e 1ª vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, Fabíola Cristina Inocência.
Na abertura da homenagem, o deputado estadual Laerte Gomes, ressaltou a força da mulher no parlamento que conta com cinco representantes nesta legislatura. “Isso vai fortalecer as políticas públicas voltada às mulheres. Seja como mãe, mulher ou como deputada. A mulher é o alicerce de qualquer família”, destacou.
Em seguida, a deputada estadual Ieda Chaves levantou a preocupação com a violência contra a mulher. “Temos que evoluir muito nas políticas para as mulheres, pois ainda ser mulher é ainda sofrer uma situação de risco. Ela pode sair como quiser e não é não. Vamos lutar e falar para que possamos evoluir e garantir os mesmos direitos dos homens. Acreditem nos seus sonhos e no seu potencial, pois lugar de mulher é onde ela quer”, frisou.
De acordo com Fabíola Cristina Inocência, a luta das mulheres está promovendo conquistas com o passar dos anos. “São pequenos passos indo ao encontro das mulheres que fazem esta data ser tão especial para que possamos ter mais segurança e respeito visando um futuro melhor para toda sociedade”, ressaltou.
Para Cláudia de Jesus, a data é um dia de gratidão e de reflexão. “É um dia de repensar nossa sociedade, de confraternizar e transferir essa energia boa. Nós temos muitos espaços que precisamos ocupar. É uma questão de se empoderar defendendo que é direito nosso para que possamos lutar por nós mesmos. Hoje é um marco para saber como podemos contribuir para a redução da violência contra a mulher. A gente está aqui para fazer o bem e lutar por políticas públicas”, acrescentou.
Já a Dra. Taíssa frisou a importância da mulher no desenvolvimento da sociedade. “Hoje é um dia de gratidão a Deus pois, entre dois milhões de habitantes, ocupo o cargo como deputada na casa. Nós mulheres temos coisas importantes para a nossa vida como coragem, dedicação e somos prova de que somos capazes. Estou aqui para fazer a diferença. Ainda ontem aprovamos um projeto em que toda mulher com sedativo ou sem tem o direito de ter um acompanhante. Isso é fazer política pública para a mulher e nossa luta sempre vai continuar”, encerrou.
Ao final, as servidoras da Assembleia Legislativa de Rondônia foram homenageadas pela comissão.
Texto: Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira ALE/RO
0 Comentários