Pai atípico, deputado Delegado Camargo pede atenção da Assembleia para legislação PcD

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Pai atípico, deputado Delegado Camargo pede atenção da Assembleia para legislação PcD


Parlamentar quer maior divulgação da legislação que ampara as pessoas com deficiência no Estado de Rondônia.

Pai de um menino diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado Delegado Camargo (Republicanos) participou da sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 1°, e na tribuna destacou a dificuldade enfrentada em todo o estado de Rondônia pelos chamados pais atípicos, no que diz respeito ao acolhimento nas áreas de educação e saúde das pessoas com deficiência (PcD).

De acordo com o deputado, não existe no estado de Rondônia sequer uma lista de quantas pessoas com deficiência esperam por atendimentos médicos especializados como neuropediatras, neurocirurgiões. As escolas públicas não possuem a mínima estrutura para receber crianças diagnosticadas e a legislação que beneficia essas pessoas com deficiência, muitas vezes, sequer é disponibilizada de forma prática e rápida.

Para proporcionar acesso mais fácil e rápido à legislação, o deputado solicitou à presidência do legislativo estadual para que seja disponibilizada na página principal da Assembleia na internet, em local de destaque, toda a legislação que diz respeito à pauta PcD para que os pais atípicos, familiares e a comunidade em geral possam ter acesso rápido à legislação e conhecimento dos seus direitos e onde podem se amparar para a garantia dos seus pleitos.

“É um dever do poder público garantir ao cidadão o acesso aos seus direitos, legislações e atendimentos. Os pais atípicos de Rondônia sofrem muito com essa falta de apoio e de organização do Estado para amparar crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com qualquer tipo de deficiência, e cabe a nós, como Casa de Leis, fazermos a nossa parte e disponibilizar a legislação detalhada, para que todos tenham acesso aos seus direitos e possam exercer a sua cidadania”, pontuou o deputado.

Texto e foto: Secom ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários