Ministro Andreazza, RO - Nesta quinta-feira (2), a chuva voltará ao Rio Grande do Sul, com a formação de cavados meteorológicos, segundo informa a Climatempo. Ainda assim, serão pancadas rápidas e passageiras. Haverá, entretanto, risco para pontuais temporais no estado gaúcho ao decorrer do dia.
Além disso, uma frente fria seguirá afastada da costa brasileira. No entanto, a presença de cavados meteorológicos vai favorecer as pancadas que deverão cair sobre o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.
Por outro lado, o calor e a alta umidade irão espalhar chuvas rápidas nas demais áreas do Centro-Oeste. Fortes temporais e alerta máximo para trovoadas, volumes altos e transtornos para a faixa que vai do Amapá até o Ceará. Isso porque terá a entrada de ventos úmidos e presença da zona de convergência intertropical (ZCIT), que fortalecerá a formação de nuvens carregadas.
Chuvas x tempo aberto
De acordo com a Climatempo, o tempo aberto irá predominar nesta quinta-feira no Espírito Santo. Nesse sentido, a mesma condição climatológica está prevista para a faixa que vai do norte de Minas Gerais até o sertão do Pernambuco.
Previsão para fevereiro
A previsão da Climatempo para fevereiro é de temperaturas um pouco acima da média. A empresa de meteorologia avisa que, por exemplo, o mês será quente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na maior parte do Paraná. Assim como na faixa leste do estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e da faixa que vai do litoral da Bahia ao Recife (PE). A saber, o mesmo deve ocorrer com o centro-sul e o oeste de Mato Grosso do Sul, oeste e norte de Mato Grosso e a maior parte da região Norte.
Em relação às chuvas, fevereiro deve ficar um pouco abaixo da média na Fronteira Oeste Gaúcha, área que já enfrenta período de estiagem, e de boa parte do Tocantins ao sul de Roraima. Em grande parte do Brasil, contudo, a chuva deve ficar um pouco acima da normalidade.
São os casos previstos, por exemplo, para onze áreas do país:Litoral gaúcho;
Oeste catarinense;
Boa parte do Paraná;
Boa parte de São Paulo;
Minas Gerais;
Centro-norte do Rio de Janeiro;
Espírito Santo;
Maior parte da Bahia;
Faixa norte do Pará;
Acre;
e
Rondônia.
Fonte: Por Canal Rural/Climatempo
0 Comentários