Pesquisador solicitou mediação da parlamentar junto a órgãos para que pesquisa possa continuar.
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) recebeu, em seu gabinete, o biólogo do município de Guajará-Mirim, Luiz Herman Soares Gil, pesquisador ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e na área de epidemiologia da dengue e malária. Ele apresentou sua mais recente pesquisa composta por dois bioativos extraídos da seiva de plantas amazônicas para tratamentos inflamatórios. Esses bioativos possuem eficiências com potencial anticâncer e anti-inflamatórias.
O encontro foi construído por meio do coordenador da setorial de saúde do Partido dos Trabalhadores (PT), o médico oftalmologista Lhano Adorno, que concorreu à vaga de vice-prefeito de Porto Velho pela sigla nas eleições de 2020 e do dirigente sindical João Anselmo que também é coordenador da setorial sindical do PT.
Durante a reunião com a parlamentar, o cientista apresentou o andamento dos estudos e evidenciou avanços significativos em tratamentos de doenças inflamatórias. Por se tratar de formulação farmacêutica inovadora, Herman explicou que já deu entrada no pedido de patente para descoberta.
Embora muitos outros cientistas e médicos já tenham observado que os bioativos possuem eficiências com potencial anticâncer, anti-inflamatórias e podem elevar a imunidade por ação do HDL, conhecido colesterol bom, faltam os recursos necessários para dar seguimento à pesquisa. Neste sentido, Herman solicitou a mediação da deputada Cláudia de Jesus junto aos órgãos responsáveis para que a pesquisa possa continuar.
A deputada destacou que a educação, ciência e tecnologia são as principais ferramentas para o progresso de um país. “O importante é destacar o quão este avanço científico pode servir o bem comum para a saúde pública", pontuou a parlamentar.
Texto e foto: Assessoria parlamentar
0 Comentários