A Chefe da CIRETRAN de Jaru/RO, Mirian Fontini, foi procurada na manhã desta quarta-feira (08), pela filha de um empresário da cidade do ramo de peças e consertos de automóveis, onde a mesma informou ter caído num golpe, ocasião em que o golpista havia usado a CIRETRAN de Jaru para efetivar o crime.
De acordo a vítima, ela recebeu uma mensagem via Whatsapp do número (69)996039628, o qual a pessoa se identificou como sendo servidor do setor de Educação de Trânsito da CIRETRAN de Jaru/RO, e que estaria realizando o contato em busca de patrocínio para confecção de cartilhas educativas para as crianças em fase escolar.
A vítima alegou ainda, que o golpista foi muito convincente e que, por entender ser uma causa social, ela se prontificou a colaborar. Em contra partida o golpista prometeu estampar como forma de marketing o logo da empresa no material e que forneceria inclusive Nota Fiscal do valor do patrocínio.
O estelionatário então solicitou o pagamento via Pix, fornecendo o CPF para tal ação. A vítima chegou a desconfiar e pediu para que este falasse com seu pai, o empresário ao receber as mensagens via áudios pelo whatsapp do golpista, restou convencido da vontade de contribuir com o patrocínio, fez então um PIX para o CPF indicado, no valor de R$ 300,00.
Passados alguns dias, como não receberam mais nenhuma mensagem do golpista, a filha então o procurou por mensagem de whatsapp, pelo número do primeiro contato, este alegou que estaria na Coordenadoria de Educação -CRE Jaru e que depois retornaria, pois esta cobrava dele a emissão da prometida Nota Fiscal, porém ele nunca mais retornou ou respondeu as mensagens.
Ao ouvir os relatos da vítima, a Chefe da CIRETRAN de Jaru Mirian Fontini a encaminhou para a UNISP e solicitou que esta registrasse um Boletim de Ocorrência Policial comunicando os fatos às autoridades competentes, para a devida apuração.
A Chefe da CIRETRAN alerta aos empresários e população em geral, que o DETRAN/RO por meio da CIRETRAN de Jaru/RO, não solicita nenhuma espécie de patrocínio e muito menos pelo telefone ou whatsapp. Alerta ainda, que todos os leilões do órgão são realizados via edital e utilizando os meios oficiais para a publicação, sendo essa, outra forma de golpe que vêm ocorrendo em todo Estado. Que se receber qualquer ligação ou mensagem em que a pessoa se identifique como sendo servidor do DETRAN/RO, que não realizem depósitos ou transferências para tais pessoas e comuniquem imediatamente às autoridades.
Informa ainda, que qualquer informação pode ser solicitada pelo telefone (69) 3521-2833 ou pelo e-mail: jaru@detran.ro.gov.br.
Foto: Jaru Online
Fonte: Jaru Online
0 Comentários